Plein air de domingo

Plein air de domingo

Pintar paisagens exige grande esforço por parte do artista, pois ao contrário dos pintores de figura ou natureza morta, o pintor paisagista tem que ir ao campo, atrás do motivo. Isso implica algumas vezes enfrentar insetos, sol ou qualquer outro tipo de situação desagradável.

etapa-04-pintura-de-paisagem

A pintura acima é resultado de um plein air no último domingo dia 18.

Foram três horas debaixo do sol escaldante para conseguir essa pintura que, se fosse para eu dar uma nota, seria sete.

Apesar de meus esforços em tirar o máximo de proveito do motivo e da experiência, o sol quente em minhas costas interferiu diretamente no resultado da pintura.

Por isso é necessário se sentir o mais confortável possível na hora de pintar ao ar livre, mesmo que isso seja impossível na maioria das vezes. Qualquer desconforto irá afetar diretamente sua atenção. Entretanto, é muito difícil conseguir um bom anglo, e, ao mesmo tempo, um bom lugar para pintar, esses são os ossos do ofício.

Processo da pintura

A pintura foi executada em uma tela de 30×40 cm, e as cores foram os azuis: ultramar, cobalto e cerúleo, o alizarin crimson, os amarelos: ocre e cádmio claro. Também usei um medium com terebintina e óleo de linhaça.

emoldurando-pintura-de-paisagem-pintura-em-tela

Antes de começar a pintura, eu usei uma moldura isoladora para enquadrar meu motivo. Nosso campo de visão é muito amplo, e por isso é sempre bom escolher com antecedência o que irá entrar na pintura, e abrir mão do restante.

Após identificar a direção da luz, e criar mentalmente o esquema de valores, eu começo a pintura.

etapa-01-pintura-de-paisagemEssas árvores de tons escuros de primeiro plano contrastam com o restante da pintura, que são compostas por cores neutras. Assim decidi começar pelas árvores de primeiro plano preservando o tom e a intensidade de suas cores e só depois começar pelas cores neutras das serras ao fundo e da grama seca. As cores dessas áreas neutras contêm muito branco, se eu começasse por elas, meu pincel largo de cerda, que geralmente uso para cobrir toda tela, guardaria muito branco em seus pelos e comprometeria a pureza das cores das árvores de primeiro plano.

etapa-02-pintura-de-paisagemDepois de cobrir toda a área da pintura, eu começo com os detalhes usando um pincel de pelo. Com as cores e valores estabelecidos, fica mais fácil modelar as formas.

Algumas vezes minha pintura é mais intuitiva do que técnica, como no caso da pintura de hoje, e as pinceladas foram mais soltas. Isso não quer dizer que eu abro totalmente mão dos fundamentos, mas, na pintura ao ar livre geralmente nos guiamos mais pelo que vemos.

etapa-04-pintura-de-paisagem

2 thoughts on “Plein air de domingo

  1. eu daria nota 9 nessa sua pintura

    • vinicius

      Que bom, ainda está acima da média rsrsrs!
      Obrigado pelo feedback Maurício.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *