Planejando uma pintura de paisagem

Planejando uma pintura de paisagem

 

pintura de paisagem Desenho 02A pintura de paisagem pode parecer, a princípio, um tema fácil de ser executado. Mas como em qualquer outro gênero de pintura, há algumas regrinhas de composição.

A concepção de um trabalho artístico exige, na maioria das vezes, mais suor que inspiração do artista. Há uma grande quantidade de material sobre teoria e regras de composição, e, alinhar todos esses conceitos e usá-los a favor da criação de uma obra pode gerar uma sobre carga de informações, e isso iria mais atrapalhar que ajudar. Compreender os fundamentos da pintura é uma coisa, mas, por em prática é outra completamente diferente.

Comece por partes

Crie um habito de se organizar, procure dividir o trabalho em duas partes. A primeira parte é o estudo a segunda é a execução do trabalho.

Primeiro comece fazendo um desenho pensando na administração dos elementos no espaço, na posição da luz e da sombra e administre bem os valores, faça vários desenhos até alcançar seu objetivo.

No vídeo abaixo eu demonstro muito bem como fazer isso, usando uma regrinha para facilitar o desenho e pintura de paisagem que é a balança de fulcro.

Depois que você compreendeu seu motivo, e organizou toda a cena é hora de começar a estudar as cores do seu motivo. É preciso entender as cores do seu motivo e trabalhar a harmonia delas.

Um sketch pode ser um desenho ou uma pintura, seja a óleo, guache ou aquarela, não importa o medium e sim o conceito.

No vídeo abaixo eu demonstro como fazer um sketch, agora usando o óleo.

Comece a incluir esses hábitos de estudo em sua rotina de aprendizado artístico, e você verá a grande diferença em seus trabalhos.

pintura em tela, pintura paisagista

2 thoughts on “Planejando uma pintura de paisagem

  1. Mesquita

    Olá Vinicius!

    Embora esteja eu praticamente abandonado a pintura, continuo acompanhando o seu trabalho e a sua iniciativa de compartilhar seus conhecimentos através do mundo digital, Parabéns e obrigado pela dedicação!

    Sucesso!

    Mesquita

    • vinicius

      Obrigado Mesquita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *