Pintando uma cena do sul.

g4075A finalidade destes artigos é compartilhar um pouco de minhas experiências como pintor. Vou me esforçar ao máximo para registrar tudo que eu produzir, com base em técnicas, digamos, “oficiais” em relação à pintura. Aqui neste artigo vou abordar sobre um passo a passo de uma cena do sul do país.

Não foi preciso usar uma paleta com muitas cores, somente o Amarelo de Cádmio, Terra de Siena Natural, Alizarin, Azul Cobalto e Azul Ultramar, foram suficientes para compor essa obra. Chamamos isso de paleta reduzida.

g3100

Na imagem acima temos as cores com seus respectivos valores. No topo temos as cores puras com seus valores naturais, à medida que vão ficando mais claras com o acréscimo de branco, essas cores vão obtendo valores mais altos, ou seja, luz.

DSCN6095No início, apliquei como imprimitura Terra de Siena Natural, com uma trincha de 25mm com pinceladas largas usando tinta bem diluída.

DSCN6096O traço foi feito com expressividade gestual para indicar movimento e ritmo na pintura, isso é possível quando se tem o domínio do desenho.

DSCN6099Começo aplicando as cores no primeiro plano, sem usar branco. Na água, aplico as mesmas cores das árvores próximo a ela. As pinceladas ainda são sugestivas e sem forma.

DSCN6118Nesta fase já é possível perceber os elementos que compõem a pintura, agora é só começar os detalhes. É importante apontar as cores e seus valores logo de início, para uma prévia visualização da composição.

DSCN6146

 

8 thoughts on “Pintando uma cena do sul.

  1. Muito bom seu site. Parabéns. Mais uma ótima fonte de aprendizado.

    • vinicius

      Obrigado Ewerton.

  2. Sergio Coelho

    Parabéns ajuda muito a pintores amadores como eu,você pinta muito cara.

    • vinicius

      Obrigado Sérgio, seja sempre bem vindo!

  3. orlandina

    Parabéns e obrigada pelas dicas e pelo seu despreendimento e compartilhar o que sabe.

    • vinicius

      Olá Orlandina, seja bem vinda! Muito obrigado pela visita!

  4. Pesquisando pela web, sempre fiquei me perguntando; porque muitos artistas não compartilham sua arte na web? ai encontrei tú, desprendimento serenidade e talento muito talento, parabéns meu irmão, é de pessoas como você que o mundo precisa mais e mais, parabéns !

    • vinicius

      Obrigado pela visita e pelas palavras gentis A.J Martins!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *