Como pintar paisagem

Como pintar paisagem

 

Direto e simples como o título, este post tem o objetivo de apresentar alguns procedimentos fundamentais da pintura, e demonstrar como pintar paisagem da forma mais simples possível.

Como pintar paisagem

Primeira coisa que devo ressaltar logo de início é que artistas figurativos sempre têm uma referência para usar como modelo, seja uma fotografia, um desenho ou um modelo natural.

Também, é muito importante que o artista domine no mínimo os fundamentos da pintura e do desenho e tenha conhecimentos dos materiais que usa.

É claro que tudo isso é adquirido com o tempo, com muito estudo e dedicação.

Referência fotográfica.

A referência fotográfica é a melhor opção para quem está começando, pois, o artista terá tempo de analisar com calma e criar um esquema de composição.como pintar paisagem passo a passo

Adquira suas próprias fotografias, assim você já pode fazer uma pré-composição do motivo de acordo com suas preferências.

A seguir você encontra um checklist com dicas na hora de adquirir suas referências fotográficas.

  • Caminhe pelo campo durante o período da manhã ou tarde para conseguir fotos mais coloridas e com variações de luz e sombra.
  • Faça bons enquadramentos, para isso você pode usar a regra dos terços.
  • Tire mais de uma foto da mesma cena com pequenas variações, anglo, controle de luz etc…
  • Conheça os recursos de sua câmera.
  • Estude seu motivo pensando em como você irá compor sua pintura.

Esses são os primeiros passos de como você deve proceder na hora de montar seu acervo de referências, porém, há mais uma série de regras de composição de extrema importância que podem contribuir para bons resultados, leia o post até o fim para saber.

 Materiais

Você não precisa de muitos materiais para obter bons resultados, e sim do material certo. É claro que você irá se adaptar aos seus pincéis, tintas e telas com o tempo, mas, agora no começo, irei mostrar materiais básicos com ótimo custo benefício.

Veja a lista de materiais abaixo que permitirão a você compor suas pintura de forma satisfatória.

  • Pincéis Tigre linha 811 nº 18 e linha 141 nº 10, 8
  • Telas de pequeno formato de 20×25, 20×30 ou 30×40
  • Tintas linha estudante ( Corfix) azul ultramar, alizarin crimson, amarelo cádmio e branco de titânio.
  • Terebintina

Esses materiais são suficientes para você obter bons resultados porque você não se enrola com uma grande quantidade de pincéis, tintas e telas de grande formato.

Quanto aos pincéis, você pode até ter a série completa, ou, uma variação aproximada desses que citei, pincel nunca é demais.

Já as telas de pequenos formatos são mais fáceis de compor que as telas de grande formato, assim, você corre menos risco de errar, e quando acontecer, o dinheiro investido na tela não foi alto. Você pode começar novamente em outra tela.

Você deve estar se perguntando “mas como pintar paisagem com apenas três cores”? É muito pouco! Posso lhe garantir que não! Somente com essas três cores primárias podemos compor uma pintura rica em cores e valores, e é isso que importa na pintura.

Já a terebintina é suficiente para mudar a consistência da tinta. 

Processo de pintura

como-pintar-paisagens-a-oleoApós escolher seu motivo, (referência) é hora de preparar o material, sobre a medida das telas que mencionei acima, escolha qual se adapta melhor à sua composição.

 

 

 

 

Pintura a oleo

Monte sua paleta de cores em uma ordem lógica para você, pode ser por tons ou temperatura, como a paleta é restrita, não há muito que aprofundar nessa questão.

 

 

 

 

 

 

pintura-em-tela-como-pintar-telaComece com um desenho simples marcando os principais elementos da cena. Para esse processo, você tem que saber os fundamentos da pintura, pois, através dele que você irá fazer a suas pré-composições. O desenho para pintura não deve ser detalhado, porém, deve ser preciso, e ter uma boa execução da forma, das proporções e perspectiva. 

 

 

 

pintura em tela passo a passoNa próxima etapa vem a aplicação das cores e valores de cada objeto na cena, chamamos isso de apontamento, pois, ele já nos sugere a relação harmônica das cores e dos valores, praticamente já vemos como ficará a obra antes mesmo dela estar pronta.

 

 

 

 

 

E depois comece com os detalhes sem exagero ressaltando somente os pontos mais interessantes do tema.

Pintura

Agora que você sabe como pintar paisagem da forma correta, comece a pitar seus temas, usando paisagens de sua região. É claro que isso é só um detalhe entre os fundamentos da pintura.

No curso de Pintura Paisagista eu falo sobre essas técnicas avançadas com videoaulas de composição e passo a passos de pintura, clique aqui para conhecer.

Veja mais sobre pintura paisagista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *