A arte de pintar paisagens

A arte de pintar | Dicas para começar

pintura em tela

Comecei essa série de artigos para ajudar artistas que querem melhorar suas composições.

Pintura em tela, pintura a óleo ou óleo sobre tela são termos ainda muito usados, mas o que poucos sabem é que a pintura vai muito além de esfregar tinta na tela.

A maioria das pessoas não se importa muito com as técnicas de composição, talvez, por algum equívoco, considera-as difíceis ou desnecessárias.  Esses conhecimentos técnicos e teóricos, da arte de pintar, comumente, encontram-se descritos em livros, mas nem todos estão dispostos a investir tempo lendo, apesar de recomendável. Assim, há outras maneiras de estudar arte, por exemplo, frequentando workshops ou pesquisando na internet.

Graças à internet, o número de pessoas interessadas em arte figurativa vem crescendo e o interesse pelo conhecimento técnico também. Então, sejam quais forem os meios, é necessário estudar e praticar os procedimentos corretos da pintura, embora nem todos tenham o zelo de fazer um trabalho satisfatório.

A pintura em tela, por algum tempo, foi considerada uma terapia ou um hobby, ideia reforçada pelas revistas do gênero no país, que não tratavam o tema com muito esmero e publicavam dicas evasivas e passo a passo ruim, com isso, reforçando a tese de que pintura é simplesmente um desenho colorido sobre um tecido de algodão. Nessas revistas, eram extremamente raras as demonstrações de um artista bom, e, quando tinha alguma, limitava-se somente ao passo a passo insuficiente para tratar de toda a técnica.

Entretanto  temos aqueles que estão dispostos a aprender todos os dias um pouco mais sobre pintura, pessoas com talento e força suficiente para se autocriticar, com a esperança que o próximo trabalho será sempre o melhor.

As pessoas me perguntam como elas podem melhorar suas pinturas. Muitos acham que o segredo está nos pincéis, outras acham que o segredo está nas tintas profissionais, apesar de ser necessário investir sempre em bons materiais. Eu acredito que o sucesso do artista está em sua capacidade de interpretar o mundo natural, combinada com o domínio das técnicas que são ferramentas de organização, orientação e expressão.

 

Mas como me comprometer com meu aperfeiçoamento técnico?

Bom, o ideal é comprar livros, frequentar cursos e workshops, pesquisar muito na internet e aqui no meu blog :). Depois, ir colocando tudo em prática e pintando, se possível, todos os  dias. Isso mesmo, você vai gastar muito material, mas é um pouco do sacrifício a ser feito.

Aqui vai uma lista de coisas que você precisa saber sobre pintura em tela.

a arte de pintar
Pinacoteca do Estado de São Paulo
  • Sobre materiais. É muito importante conhecer suas ferramentas e, na medida do possível, optar por materiais de qualidade.
  • História da arte (incluindo biografia de grandes mestres). Conhecer a obra de grandes mestres é fundamental, principalmente ao vivo, então, planeje sempre que possível, visitas a museus de arte. Dois museus que conheço e aconselho todos a visitarem são a Pinacoteca do Estado de São Paulo e o MASP.
  • Aprender técnicas de desenho. Sempre digo que o desenho é muito importante para a evolução artística.
  • Aprender técnicas de pintura. Procure saber tudo sobre cores e valores.
  • Pesquisar sobre grandes artistas do momento. Existe um legado enorme da arte figurativa representativa depois dos pintores impressionistas, e há muitos artistas talentosos de todos os gêneros, hoje em dia, propondo uma nova tendência.
  • Desenvolver autocrítica. Sem isso, você nunca irá desenvolver um trabalho realmente bom.
  • Deixar de usar a expressão pintura em tela, isso mesmo, dentro de um universo mais profissional, essa expressão se tornou obsoleta. Tente usar outras palavras de acordo com o contexto, como, por exemplo, óleo (para descrever a técnica) ou skecths a óleo (para descrever pequenos rascunhos a óleo).
  • Desenvolver seu ideal de beleza. Cada artista manipula seus materiais para atingir determinado resultado estético, e isso o torna original, pois, a partir da sua experiência e da influência de outros artistas, o indivíduo consegue desenvolver autenticidade.

Pintura em tela passo a passo

Pintar envolve uma série de engenhos que possibilita ao artista a criação de belas obras de arte, é um verdadeiro projeto, que envolve prática e teoria.

Portanto, não há nada que impeça a pessoa de fazer um bom trabalho, independente se ela é um hobbista ou um profissional.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *